Pesquisa

RS: produtores de São José das Missões realizam controle biológico da lagarta do milho

Fonte: Agrolink 21/01/2016

As equipes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura de São José das Missões estão realizando mais uma etapa no controle biológico da lagarta do cartucho, na cultura do milho

As equipes da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura de São José das Missões estão realizando mais uma etapa no controle biológico da lagarta do cartucho, na cultura do milho. Foram distribuídas mais de 240 mil vespas de Trichogramma em dois hectares de milho convencional, para controle da lagarta, que costuma causar danos no estágio inicial de crescimento da cultura, danificando folhas e reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Na semana passada, a atividade foi realizada na propriedade da Família Kempf, localizada na Linha Santa Lúcia, que possui uma área de 13 hectares. A principal atividade da família é a bovinocultura de leite, com uma produção média mensal de oito mil litros. ?Este foi o terceiro ano seguido que o agricultor realizou o controle biológico na cultura do milho, que é destinado para silagem?, explicou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Dilamar Chaves. A atividade teve o acompanhamento do assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olkzevski.

A equipe da Emater/RS-Ascar de São José das Missões tem como meta atingir 50 hectares com o uso dessa tecnologia, durante o mês de janeiro, que concentra o plantio de milho safrinha.